quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Edifício Garagem começa a ganhar forma

Edifício Garagem com obras em andamento
Os torcedores do Inter que foram na partida contra o Palmeiras, sábado, no Beira-Rio puderam acompanhar o estádio em intensa operação visando a Copa do Mundo de 2014. No lado de fora, já é possível começar a ter ideia de como será o edifício-garagem.
O edifício-garagem terá capacidade de três mil vagas e que ficará localizado na área dos antigos campos suplementares. Foi justamente a obra que resultou na alteração do local dos treinos para o CT do Parque Gigante.
Na última semana, a construtora Andrade Gutierrez publicou comunicado em veículos de comunicação comemorando ter ultrapassado a marca de 40% das obras concluídas. Hoje, são mais de 500 trabalhadores operando no estádio, sendo que o objetivo é o de duplicar esse número até o final do ano. Há 310 vagas em aberto.
Ainda não há um período definido para a migração dos jogos e nem qual estádio será utilizado enquanto o Beira-Rio estiver parado. No entanto, em 29 de novembro, depois de encerrar o calendário do clube na frente da torcida, o estádio fechará por período indeterminado.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Beira-rio: Empresa da Serra Gaúcha fabricará estruturas metálicas da cobertura



As obras de modernização do Beira-Rio entram em uma nova fase, após passar pela etapa de demolições mais pesadas, começam a ser colocados em prática os projetos para a construção da cobertura do estádio. Até o final de 2012, a cobertura, que estará nos padrões dos modernos campos europeus e americanos, começará a ser erguida, começando pela instalção das estruturas metálicas de sustentação. 
Para fabricar a cobertura, a Construtora Andrade Gutierrez contratou a empresa gaúcha Sulmeta, de Nova Bassano, que já está trabalhando no projeto. A nova cobertura proporcionará uma série de vantagens para os espectadores dos jogos e também para os atletas que entrarão em campo. Para o torcedor, um maior conforto, abrigando-o das intempéries do tempo com proteção contra sol, chuva e vento. Para  o time a sensação de maior proximidade com a torcida graças à permanência do som por mais tempo dentro do estádio. Com um projeto diferenciado, a iluminação natural também será mantida.
A nova estrutura, que cobrirá todas arquibancadas do Estádio Beira-Rio, terá 40 metros de altura e utilizará quatro mil toneladas de aço sustentadas em 65 pilares. E proporcionará todo conforto necessário aos espctadores dos jogos da Copa do Mundo de 2014.
A empresa
Com 17 anos, A Sulmeta atende clientes no mercado nacional e internacional, desenvolvendo soluções no ramo de estruturas metálicas. A empresa tem capacidade de produzir mil toneladas mensais, em sua sede. Desenvolve estruturas para estádios de futebol, autódromos, passarelas, torres, pavilhões industriais entre outros. 

Cúpula da Fifa elogia preparação do Rio Grande do Sul para a Copa do Mundo


Faltando poucos mais de 600 dias para a Copa do Mundo 2014, a Capital gaúcha viveu, nesta quarta (17) uma rotina que deve ser comum até o final da contagem regressiva para o Mundial. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, acompanhando por uma comitiva da entidade e pelo Comitê Organizador Local (COL), conheceu as obras do estádio Beira-Rio, sede gaúcha da Copa do Mundo. O vice-governador Beto Grill, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, acompanharam a comitiva da Fifa, COL e o mascote da Copa. 
O grupo observou no local o cumprimento do cronograma das obras e projetou um evento bem sucedido em Porto Alegre. "Pelo que vi, posso dizer que não há preocupação específica da FIFA com o trabalho que vem sendo feito em Porto Alegre. Há ainda muito trabalho a fazer, mas o cronograma está sendo cumprido e não temos receio de que algo errado ocorra", afirmou Valcke. 
Em encontros com representantes da União, Estado e município, o secretário-geral acompanhou o andamento de toda a preparação da sede gaúcha para a Copa 2014. Além do Beira-Rio, Valcke observou as obras da avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), uma importante via de acesso ao estádio e que também está em obras, com a pavimentação de um trecho, em fase de conclusão, para o acesso à sede do Sport Club Internacional.
"Estamos trabalhando com questões de energia, mobilidade, segurança, aeroporto, ou seja, todas as questões que um grande evento exige. Não vamos decepcionar", ressaltou o vice-governador Beto Grill, representando o chefe do Executivo gaúcho no encontro. "Tenho a mais absoluta convicção que Porto Alegre e o Rio Grande do Sul oferecerão ao Brasil e ao mundo um exemplo de organização e de recepção dos turistas e jornalistas que estarão no Estado durante o evento. A tradição do Rio Grande do Sul é de enfrentar e superar desafios muito importantes", enfatizou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. 
A comitiva chegou a Porto Alegre na noite de terça-feira (16) e foi recebida pelo vice-governador Beto Grill e pelo secretário do Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, em um jantar tipicamente gaúcho no Palácio Piratini. A Capital gaúcha foi a nona sede da Copa a receber a visita do secretário-geral da Fifa. 

Obras da Copa 
Diversas obras preparam o Estado para sediar a Copa 2014. São dez obras de mobilidade urbana, como a avenida Beira-rio e a Avenida Tronco. "A cidade está vivendo uma fase fantástica de preparação e enxergamos a Copa do Mundo como uma oportunidade para deixar um legado em diversas áreas. Podem ter certeza de que Porto Alegre vai se empenhar ao máximo para receber todos da melhor forma possível˜, declarou o prefeito da Capital gaúcha, José Fortunati. 
Além das obras de mobilidade urbana e do estádio Beira-Rio, a modernização do Aeroporto Internacional Salgado Filho, o aeromóvel, a ampliação da linha do Trensurb até novo Hamburgo e o reforço energético - que consiste na ampliação, construção e reparos em subestações da CEEE na Região Metropolitana de Porto Alegre, integram a preparação do RS para 2014.
Outro investimento estadual voltado para à Copa é a qualificação profissional. O Governo gaúcho, por meio da Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos, oferece cursos gratuitos de Capacitação nas áreas de segurança, turismo e idiomas (inglês e espanhol)

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Reforma do Beira-Rio atinge marca de 38%

As obras do estádio Beira-Rio alcançaram os 190 dias com 38,6% de conclusão. Os números foram divulgados pelo Internacional, nesta quinta-feira, e batem com o cronograma estipulado na assinatura do contrato com a Andrade Gutierrez.
Um avanço visual significativo será sentido até sábado. É o prazo para retirada completa das marquises do estádio. A operação, que chegou a fechar a Avenida Padre Cacique durante um sábado, é a etapa preliminar para a construção da nova cobertura. Dividida em blocos, as folhas metálicas chegaram em Porto Alegre no próximo mês.
Na arquibancada inferior, o avanço da reforma originiou escavação de mais de 9 mil metros cúbicos de terra. Os quadrantes do anel já apresentam o esboço de como será o setor no futuro. Com o avanço de cerca de 14 metros das arquibancadas para dentro do gramado.
No entorno do estádio, mais modificações. As vigas e blocos das 16 torres de circulação começaram a ser fundados. O surgimento da área atende ao requisito da Fifa, de evacuação do estádio em até oito minutos.
A antiga área dos campos suplementares, onde as categorias de base e o time profssional trabalhavam diariamente, já se modificou completamente. Com fundação para o edifício-garagem que terá três mil vagas.
Escolhido como palco para a Copa do Mundo de 2014, o Beira-Rio chegou a ser interditado pela Justiça gaúcha no final de junho. O Internacional, no entanto, conseguiu reverter e atualmente joga em casa somente com torcida no anel superior. Com capacidade máxima para 18 mil pessoas no local.

VÍDEOS SOBRE A REFORMA DO ESTÁDIO BEIRA-RIO: